O Hexahidrocanabinol, ou HHC, é um composto que se encontra naturalmente nas plantas de Cannabis Sativa L. Este é considerado um canabinóide menor, devido à baixa concentração em que é encontrado.
Embora este componente se esteja a tornar popular atualmente, foi descoberto e sintetizado em 1944 por Roger Adams. A sua popularidade atual deve-se à sua possibilidade de venda como uma alternativa legal ao THC.
A baixa concentração deste composto nas plantas torna a sua extração não rentável. Portanto, o HHC vendido passou por um processamento, sendo considerado um canabinóide semissintético.
Para isso, geralmente é utilizada a hidrogenação criada por Adams, na qual um outro canabinoide como o CBD por exemplo, é misturado com gás hidrogénio. Durante esse processo, o hidrogénio quebra naturalmente as ligações de carbono nos canabinóides, e assim é possível "montar" um novo canabinoide, como o HHC, e outros como, THCV, THC-P e HHC-O.
Devido ao curto período de tempo que este elemento está no mercado, ainda não se conhecem com exatidão os efeitos que produz. No entanto, como explicado anteriormente, a afinidade com os receptores CB1 e CB2 pode sugerir que esses sejam semelhantes aos produzidos pelo THC:
Euforia
Alteração do estado de humor
Fome
Aumento do prazer sensorial
Sono
Efeito psicoativo
Mudança na percepção da realidade
Apesar da falta de conhecimento sobre as propriedades destes canabinóides, a aquisição e venda destes produtos é totalmente legal em Portugal desde que o nível de THC esteja abaixo de 0,2%. Isso permite a disponibilidade de diferentes produtos como vaporizadores descartáveis, resinas, flores e até mesmo Gomas Comestíveis.